Home

O que é metaplasia?

A metaplasia ocorreu no estômago.

3 respostas

  • Publicada em 2008-02-05 por Anónimo

    metaplasia…  é quando um tipo de tecido…  (celulas)...  se transformam em outro tipo…. 

    Uma celula da lingua, por exemplo, com um piercing atritando 24 hroas por dia pode tolerar uma metaplasia e se transformar num carcinoma espinocelular por exemplo…

    Entendeu?!

  • Publicada em 2008-02-05 por Anónimo

    Dicionário: metaplasia
    Definição / Significado
    s.f. Patologia Transformação de um tecido vivo num outro, de estrutura e função diferentes. (As metaplasias observam-se no curso de processos inflamatórios ou tumorais.)
    Um amplexo !!!http://www.hostdime.com.br/dicionario/metaplasia.html

  • Publicada em 2008-02-05 por Anónimo

    Metaplasia é uma diferença reversível quando uma célula adulta, seja epitelial ou mesenquimal é substituida por outra de outro tipo telemóvel.

    Pode ser interpretado porquê uma tentativa do organização de substituir um tipo telemóvel exposto a um estresse a um tipo telemóvel mais capaz a suportá-lo. Por exemplo, uma forma universal de metaplasia, o epitélio colunar do trato respiratório, submetido cronicamente a irritação pela fumaça do cigarro , passa a ser do tipo escamoso. Deficiência de vitamina A, doença do refluxo gastroesofágico, litíases, entre outros fatores, também podem levar a metaplasia.

    Embora a metaplasia ligeiro ao surgimento de um epitélio mais capaz ao envolvente hostíl geralmente isto se dá as custas de perdas. No caso do trato respiratório, o epitélio substituto (metaplásico) é desprovido da capacidade de secreção de muco e da ação ciliar. Portanto, a metaplasia é uma faca de dois gumes, representando geralmente uma mudança indesejada.

    aliás, o mesmo incitação, hostíl, que gerou a metaplasia, se persistir, pode induzir a transformação neoplásica. Dessa forma temos o carcinoma de células escamosas no trato respiratório e o adenocarcinoma no esôfago de Barrett.

    Metaplasia também ocorre em células do tecido subjuntivo com a formação de cartilagem, tecido untuoso ou osso (tecidos mesenquimais) em tecidos que originalmente não possuem esses elementos.Fonte do Controlador

Utilize o formulário para responder a esta pergunta