Home

epilepsia pega ? porquê posso proceder durante as crises ?

eplepisia

11 respostas

  • Publicada em 2008-05-27 por Anónimo

    não pega

  • Publicada em 2008-05-27 por Anónimo

    Devemos parar com esse preconceito com as pessoas que possuem essa doença. N existe isso de ''pegar'' eplepsia . É uma doença não contagiosa e qndo alguem tiver uma crise perto de vc , basta q vc tente conte-la para q n se machuque mto ,e lateralizar a cabeça da mesma p q n sufoque com a suco. Nunca tente desenrolar a lingua da pessoa , pois vc pode permanecer sem teus dedinhos . A crise n dura mto e a pessoa n lembra de zero q aconteceu mas fica enxurro de dor e meio lerda.Espero q t ajude!! Bjus

  • Publicada em 2008-05-27 por Anónimo

    Olha achei um material muito interessante acerca isso…
    tem o que é a doença,  as causas, porquê proceder, porquê fazer o diagnóstico, etc.. se quiser acessar parece ser muito util…

    http://www.lpce.pt/epilepsiageneralidades.pdf

    Tem outros sites interessantes acerca o tópico também

    http://saude.abril.uol.com.br/edicoes/0296/medicina/conteudo_272697.shtml
    http://www.copacabanarunners.net/epilepsia.html
    http://www.sermelhor.com/cmlassociados/o_que_e_epilepsia.htm

  • Publicada em 2008-05-27 por Anónimo

    A Eplepsia é quando o cérebro perde uma substância que funciona porquê isolante nos neurônios… causando uma descarga elétrica no cérebro… onde ocorrem as convulsões…
    portanto eplepsia não pega… não é contagiosa…

    se alguém tiver uma crise convulsiva: deve-se colocar a pessoa deitando -a de lado…proteger a cabeça e colocar um tecido na boca da pessoa para que esta não morda a lingua… não deve-se colocar a mão na boca da pessoa que está tendo a crise… faça isso até que o socorro chegue…

    espero ter ajudado…

  • Publicada em 2008-05-27 por Anónimo

    Não pega, não, não é contagiosa. Pode por a mão na baba que não passa zero.
    Afrouxe as roupas, principalmente gratavas, cintura. Não ponha o dedo na boca dela, se puder, evite que a pessoa enrole a língua, mantendo o pescoço muito predisposto pra trás, porquê pra ver o fundamento. Se colocar teu dedo na boca dela ela pode é te morder sem saber e machucar bastante, não faça isto. Também não use colher etc pq pode quebrar os dentes da pessoa. Afaste as pessoas de perto, ela precisa de ar fresco e espaço pra não se machucar. Evite que ela roupão a cabeça em coisas duras.
    Quando passa, ela vai permanecer desorientada uns minutos, fique por perto. Espere ela permanecer muito melhor pra oferecer chuva.

  • Publicada em 2008-05-27 por Anónimo

    Não pega.

    Se você ver alguém tendo crise é bom você deixar a pessoa deitada no solo de lado,se tiver uma colher ao seu alcance você segura a língua da pessoa que esteja tendo a crise para que ela não se engasgue ou engula a língua que com isso culpa até falta de ar.
    Existe remédios para as pessoas se tratarem.

  • Publicada em 2008-05-27 por Anónimo

    Não pega!
    Não sei os procedimentos corretos, mas sei que ao contrário do que muitos dizem nunca enfie o a mão dentro da boca para desenrola a língua do epilético pois durante o ataque ele possui uma força sem tamanho que pode ultimar estraçalhando seu dedo… msmo sem querer!

    =)

  • Publicada em 2008-05-27 por Anónimo

    Epilepsia não é contagiosa.
    POrtanto, não pega, não passa, e o mito de que a suco de uma pessoa que convulsionou transmite a doença, não é verdade.

    Numa crise convulsiva, faça com que a pessoa deite-se, e cuide para que ela não roupão com a cabeça no pavimento, enquanto tem a crise, e se debate.

    Também afaste objetos de perto dela, para evitar que se machuque.

    Mas o o principal: NUNCA ENFIE SUA MÃO OU DEDOS DENTRO DA BOCA DE QUEM ESTÁ CONVULSIONANDO. VOCÊ PODE ATÉ PERDER OS DEDOS!!!!

    A língua não "enrola" durante uma crise, e se voce puser os dedos ou a mão para tentar segurar a língua, poderá ter seus dedos severamente machucados pela mordida da pessoa, que perde a noção de seus atos,  e principalmente a noção da força de sua mandíbula.

    Caso você veja que a pessoa está salivando com sangue, não se assuste: ela pode ter mordido a língua, ou a própria bochecha, e isso se recupera com facilidade.

  • Publicada em 2008-05-27 por Anónimo

    Claro que não.

    Na veras, muito pouco se pode fazer. Sobretudo se a crise é do tipo convulsivo, é preciso ter em mente que vai resistir poucos segundos, embora a cena possa assustar quem está por perto.
    Basicamente deve-se concordar a cabeça para evitar um traumatismo porque a pessoa está se debatendo, virar seu rosto de lado para expulsar o acúmulo de suco ou para impedir que ela se asfixie com o próprio vômito, e esperar que a crise passe.
    A crença popular de que a língua enrola e pode ser engolida durante a crise não tem fundamento e é prejudicial. Há relatos de dentes arrancados durante a manobra de colocar uma colher na boca do paciente e, o pior, que dedos da pessoa que tentava segurar a língua foram arrancados em virtude da contração dos músculos que ocorre nesses momentos.
    É preciso permanecer evidente que é impossível engolir a língua, um músculo que também se contrai durante a crise por culpa da contratura muscular generalizada propriedade da epilepsia. Pode parecer enroladinha, mas nunca será engolida. O sumo que pode ocorrer é o paciente mordê-la e feri-la, mas ela cicatrizará sem problemas depois.

    Passada a crise, as pessoas podem permanecer meio confusas e sonolentas. Estão recobrando a consciência e não se deve restringir-lhes os movimentos. É mais ou menos porquê despertar de manhã, ver-se circunvalado por uma povaléu e perceber que três ou quatro indivíduos tentam segurar a gente. A primeira reação é de resguardo e isso pode gerar gestos agressivos, até violentos. Portanto, a recomendação é não tolher os movimentos do paciente, mas expressar-lhe que teve uma crise, perguntar-lhe porquê se sente e esperar um pouco para que possa retomar suas atividades.

    Se a crise resistir mais de cinco minutos ou se forem crises recorrentes, uma detrás da outra, e a pessoa não recobrar a consciência, estamos diante de uma situação de emergência neurológica conhecida porquê estado de mal epilético e o paciente precisa ser guiado para um pronto-socorro para atendimento médico inopino.

    Na verdade o ma

  • Publicada em 2008-05-27 por Anónimo

    ñ, ñ pega ñ.

    mantenha a pessoa deitada e coloque uma madeira na boca dela para que a lingua ñ enrole e sufoque ela,mas desvelo com o dedo na boca da pessoa pois se ela fechar a boca vc pode perder o dedo.

    pois é por que os músculos se contraem

  • Publicada em 2008-05-27 por Anónimo

    Não pega.

    Mantenha a pessoa deitada e zelo para que ela não roupão com a cabeça no çhão.

    Depois de alguns minutos a crise passa.

    Existem remédios para o problema.

    Mande consultar um profissional (neurologista).

Utilize o formulário para responder a esta pergunta